Sesma garante tranquilidade na primeira domingueira do ano

Estrutura de saúde da Prefeitura de Belém registrou poucas ocorrências e garantiu atendimento rápido durante o evento no Portal da Amazônia.

A primeira domingueira de 2026 movimentou o Portal da Amazônia nos dias que antecedem o aniversário de 410 anos da capital paraense. Para receber as milhares de pessoas que participaram da programação promovida pela Prefeitura de Belém, uma grande estrutura foi montada em várias frentes, com o objetivo de atender a população de forma rápida e eficaz. Uma dessas frentes foi a área da saúde.

Uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) foi disponibilizada para ficar à disposição dos participantes do evento. Ao longo do fim de semana, a equipe técnica registrou poucas ocorrências, o que reflete a tranquilidade da programação, segundo o coordenador de Atenção às Urgências da Sesma, Weber Marcos.

“A ambulância é para dar suporte de APH (Atendimento Pré-Hospitalar), caso haja alguma intercorrência durante o evento. Nossa equipe realiza os primeiros atendimentos e, se necessário, encaminha o paciente para uma das unidades da rede municipal de saúde”, explica.

Além da equipe da Sesma, a Defesa Civil Municipal de Belém também contou com a atuação voluntária de bombeiros civis. Os profissionais deram suporte a diversas ocorrências relacionadas à saúde dos participantes.

“O aniversário de Belém é resultado da integração do município com o Governo do Estado e diversos órgãos da segurança pública e da saúde, formando uma força única para entregar o melhor à população. A Defesa Civil está com vários serviços, como a identificação de crianças com pulseiras na entrada do evento, o que facilita a localização dos pais em caso de perda. Também temos um ambulatório dentro da nossa base, com todo o aparato médico para atender quem vem prestigiar esse momento tão importante para Belém. A prefeitura se preocupou com cada detalhe”, afirma Vitor Magalhães, secretário de Ordem Pública e Defesa Civil de Belém.

Equipes da Defesa Civil Municipal garantindo a proteção das crianças durante as celebrações dos 410 anos de Belém.

De acordo com o secretário, o balanço de ocorrências foi considerado positivo, em razão da tranquilidade registrada durante o evento.

“Tivemos poucas ocorrências. Na sexta-feira, por exemplo, foram cinco atendimentos. No sábado também foram poucos casos, envolvendo pessoas que passaram mal, pequenos cortes ou quedas com escoriações. Nada além do esperado”, finaliza Vitor Magalhães.

Mesmo quem não precisou utilizar os serviços de saúde elogiou a estrutura montada. A participante Tami Leal destacou a importância da retaguarda disponível.

“É muito importante e necessário para as pessoas. Também funciona como prevenção. Se a gente precisar, tem o suporte de saúde. São situações imprevisíveis, nunca sabemos quando vamos precisar, então é essencial. A Prefeitura de Belém está de parabéns”, comentou.