Programação discute ações de combate à insegurança alimentar

Evento discutiu a importância do combate à insegurança alimentar, a promoção de uma nutrição equilibrada, o incentivo ao aproveitamento de alimentos e a criação de hortas comunitárias.

Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar, realizou, nesta terça-feira (14), o a “Ação Social do Dia Mundial da Alimentação”, na sede da secretaria, no bairro do Marco.

A programação teve como objetivo discutir a importância do combate à insegurança alimentar, a promoção de uma nutrição equilibrada, o reaproveitamento de alimentos e o incentivo à criação de hortas comunitárias.

O secretário executivo de Segurança Alimentar, Werlen Osório, abriu o evento e destacou a importância do combate à insegurança alimentar em nível municipal, estadual e nacional

Estiveram presentes representantes de órgãos que formulam e implementam políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, como o secretário da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN/PA), Luiz Dantas; o presidente da Central de Abastecimento do Estado do Pará (Ceasa), Júnior Santos; além de representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsean) e entidades da sociedade civil.

De acordo com o secretário executivo de Segurança Alimentar, Werlen Osório, a conferência teve o propósito de reunir instituições e entidades civis para debater os desafios da alimentação e transformar teorias em práticas. “A luta contra a vulnerabilidade e mitigação da fome está muito grande, em nível federal, estadual e municipal”, explicou o secretário.

Osório acrescentou que a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar, tem sido incansável no trabalho ao combate à fome, por meio de projetos como a distribuição mensal de 300 cestas de alimentos em diferentes bairros da capital e a parceria com a Fundação Papa João XXIII (Funpapa), responsável pela Casa Pop (espaços de acolhimento para pessoas em situação de vulnerabilidade social, localizadas no centro de Belém e Icoaraci), que oferece alimentação saudável proveniente da agricultura familiar.

Ação reuniu representantes de órgãos municipais e estaduais e representantes da sociedade civil

Durante o evento, foi reforçada a importância da união entre poder público e sociedade civil para reduzir os problemas alimentares do município. Diversas organizações não governamentais (ONGs) participaram da programação, entre elas a ONG Arte pela Vida, representada pela coordenadora Amélia Garcia, que atua em prol de pessoas com HIV em Belém.

Amélia Garcia coordena o trabalho da ONG Arte pela Vida, na luta por uma alimentação saudável para as pessoas que vivem com HIV em Belém

“A alimentação é fundamental para que essas pessoas estejam fortalecidas para realizar seus tratamentos. Estamos aqui para aprofundar esse diálogo com a prefeitura e garantir comida saudável no prato de quem mais precisa”, afirmou Amélia.

Já Clemilda Ribeiro foi ao evento para discutir sobre a importância da agricultura familiar

Também participou da ação a representante da Associação Brasileira de Desenvolvimento Socioambiental e Econômico de Reflorestamento de Áreas Degradadas, Clemilda Ribeiro. A associação tem como foco a agricultura familiar.

“Viemos firmar nossa bandeira ao lado do município para promovermos capacitações, hortas urbanas fortalecer a agricultura familiar”, destacou.

A programação contou ainda com a palestra “Aproveitamento Integral dos Alimentos”, ministrada por Maria do Socorro Nascimento, nutricionista do projeto “Cozinha Escola” da Ceasa. Ela abordou formas de aproveitar integralmente os alimentos — como cascas de frutas —, a importância de uma alimentação saudável na prevenção de doenças e a formação em boas práticas de manipulação de alimentos em escolas.

Ao final do evento, uma horta foi plantada na sede da secretaria, símbolo do compromisso da Prefeitura de Belém com uma alimentação saudável e acessível para todos

O evento finalizou com o plantio de mudas de plantas medicinais, frutas e hortaliças no Espaço Verde da secretaria, transformando o local em uma horta comunitária. Cada participante nomeou sua muda, simbolizando o compromisso com uma alimentação natural, sustentável e acessível para todos.