Obra avança com drenagem e pavimentação na John Engelhard

Intervenção na via estratégica vai solucionar problemas históricos de alagamentos e beneficiar cerca de 200 mil pessoas.

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), iniciou os serviços de drenagem e pavimentação da obra de requalificação da passagem John Engelhard, no bairro da Pratinha. A intervenção vai beneficiar cerca de 200 mil pessoas e solucionar problemas históricos de alagamentos em áreas de seis bairros da capital: Pratinha I e II, Benguí, Tapanã, Parque Verde e São Clemente.

Com papel estratégico de conectar áreas residenciais do Tapanã à avenida Arthur Bernardes, a passagem começa a receber nova drenagem e pavimentação para garantir melhor escoamento das águas pluviais, redução dos alagamentos, melhoria da trafegabilidade e mais segurança e dignidade para os moradores.

Melhorias

O projeto prevê 1.385 metros de pavimentação e 2.616 metros de rede de drenagem, além de 352 metros de rede auxiliar para ligação das águas servidas das residências e 884 metros de meio-fio com linha d’água. O prazo de execução é de três meses.

Nesta etapa da execução, as equipes iniciam a escavação e o assentamento dos tubos de drenagem. Na sequência, a obra segue para a fase de terraplenagem, instalação de meio-fio com linha d’água e pavimentação.

Expectativa da comunidade

Reginaldo Carvalho e Maria Carvalho, que moram na John Engelhard desde o ano 2000, acompanham com emoção o andamento das obras.

Maria e Reginaldo, que é cadeirante, enfrentam mais de 20 anos de dificuldades de mobilidade na passagem e agora são só expectativa para deixar a lama e os buracos no passado

“A minha maior dificuldade aqui é a locomoção. Por conta dos buracos, as cadeiras de rodas ficam quebrando, é uma dificuldade tremenda. Um dia eu achava que a obra ia chegar e eu creio que agora vai melhorar”, disse Reginaldo.

A esposa dele, Maria Carvalho, relatou os desafios enfrentados pela família ao longo dos anos e a expectativa por dias melhores.

“Tenho que levantar a cadeira de rodas do meu marido, já quebraram três. A água sobe e já perdemos muitas coisas dentro de casa, como fogão, guarda-roupa e até documentos. A água chegava na cintura”, lembrou emocionada.

Início da obra

A Ordem de Serviço que autoriza a execução da obra foi assinada pelo prefeito Igor Normando e pela vice-governadora Hana Ghassan no dia 1 de outubro, consolidando a parceria entre a Prefeitura de Belém e o Governo do Estado para fortalecer a infraestrutura urbana da capital.

Além de melhorar o tráfego e o escoamento das águas pluviais, a obra tem impacto direto na saúde pública, ao eliminar áreas de acúmulo de esgoto e água parada. Também traz dignidade e segurança para quem precisa transitar diariamente pela região, contribuindo para o desenvolvimento social e urbano da capital.