No CarnaBelém, Sambloco revive os grandes carnavais com muito axé

Com a levada do axé music, de ritmos regionais e do samba, o Sambloco está prestes a completar dez anos de sucesso animando o público de Belém. Foliões do Circuito Pedreira vão poder reviver os grandes carnavais com o Sambloco na segunda-feira de Carnaval, dia 16.

Brega, guitarrada, samba, pagode, música popular, funk e muito axé! Haja energia para dançar ao som de todos os ritmos que vão animar o CarnaBelém 2026, realizado pela Prefeitura, que vai promover na Aldeia Amazônica o Circuito Pedreira, com trios elétricos e duas arenas.

Em uma delas, a Arena Aldeia Cabana, os fãs de axé music vão se embalar pela melodia percussiva do Samblocobanda que vai completar dez anos em agosto, com repertório diversificado, mas que durante o carnaval tem como diferencial shows que misturam o axé com ritmos paraenses.

Vocalista e proprietário do Sambloco, Tiago Lobato já tem muita experiência com os carnavais. Por um lado, é um dos grandes compositores de sambas-enredos das escolas de samba; por outro, já canta nos trios e palcos da folia há muito anos. Inclusive com registro de público de 60 mil pessoas em uma apresentação durante o bloco Gaiola das Loucas, em Marabá.

Mesmo com a marca impressionante, o show que mais o emocionou foi aquele em homenagem aos 50 anos do seu pai, quando familiares e amigos celebraram vida e história do aniversariante. É com essa levada, que mistura folia e emoção, que Lobato promete agitar o público da Sambloco na Aldeia Amazônica. Confira a seguir uma breve entrevista com o músico.

Folia e emoção marcam shows do Sambloco, que promete reviver os grandes carnavais.

Como você define o Sambloco, e quantos músicos integram a banda?

O Sambloco tem a missão de levar alegria para todos os lugares, sejam trios elétricos, eventos, casas de show ou clubes de Belém. Cada show é uma emoção nova. Somos uma família composta por 13 pessoas, sendo oito músicos e cinco no staff que fazem tudo acontecer.

Como o Sambloco avalia a oportunidade de tocar no CarnaBelém 2026?

É uma oportunidade maravilhosa que a Prefeitura de Belém está dando, valorizando o artista local. É uma honra fazer parte desse momento ímpar na cultura de Belém e do Pará, revivendo os grandes carnavais. Para nós é uma alegria sermos a nova geração do axé music aqui na capital.

Vocês têm uma relação especial com algum bairro de Belém?

O Sambloco levanta a bandeira do bairro do Jurunas, que tem muita relevância cultural na cidade. A maioria dos integrantes é oriunda das várias escolas de samba deste bairro. E o nosso primeiro show foi justamente para a comunidade jurunense.

Além de vocalista e líder do Sambloco, você é compositor. Destaque alguma composição que fale do Pará.

Sou compositor paraense, e um dos recordistas de sambas-enredos compostos para o carnaval do Pará. Tenho uma música, em parceria com Diego Xavier, chamada Batuque do Norte, que retrata tudo que há de belo na nossa querida Belém. O diferencial da música é a mistura de ritmos amazônicos com a levada dos tambores da Bahia. Um verso marcante da música é “isso é Belém do meu Grão-Pará, Batuque no Norte, de um povo guerreiro tambor que estremece e te faz delirar”.

Faça um convite para o público comparecer ao show do Sambloco na segunda.

Quero convidar todos os foliões de Belém e dos municípios vizinhos para que se divirtam neste evento memorável que é o CarnaBelém! Vamos reviver os grandes carnavais e você, que é nosso convidado especial, venha com o Samblco fazer essa grande folia no maior carnaval da Amazônia.