Força-tarefa envolveu diferentes secretarias, que atuaram em várias áreas, garantindo o bem-estar de feirantes e consumidores.
A Prefeitura de Belém promoveu uma ação integrada na feira provisória do Guamá, como parte do projeto “Belém em Ordem”. A iniciativa atendeu a uma solicitação do Ministério Público do Pará (MPPA), unindo várias secretarias municipais para promover a melhoria estrutural, sanitária e social de feiras e mercados da cidade.
Nesta operação, a Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel) liderou uma força-tarefa de limpeza no local.
A megaoperação de limpeza envolveu diferentes frentes. Estiveram presentes educadores ambientais, equipes de limpeza urbana, que realizaram serviços de raspagem, coleta de entulho e resíduos e varrição, e a equipe de desobstrução e limpeza de bueiros, que usou hidrojateamento para normalizar o fluxo no espaço. A operação resultou na coleta de oito toneladas de entulho e cinco toneladas de resíduos domiciliares.
O mutirão não se limitou à limpeza. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon) realizou o recadastramento dos permissionários, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seinfra) trabalhou nos ajustes das obras de revitalização e a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) atuou em questões sociais.
Agentes da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel) também participaram, organizando a circulação no entorno e notificando ambulantes que ocupavam irregularmente as calçadas. Durante a atividade, ambulantes que estavam instalados de forma inadequada foram notificados e receberam orientações sobre a necessidade de desobstruir o local, de modo a assegurar tanto a mobilidade urbana quanto a segurança de quem transita pela via.
Oito agentes da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) orientaram os feirantes sobre boas práticas de manipulação de alimentos e notificaram estabelecimentos em situação irregular, com foco na proteção da saúde e segurança dos consumidores.
Permissionária comemora a limpeza da feira
Para os trabalhadores, a mudança foi imediata. Simone Silva, que trabalha na Feira do Guamá há 40 anos, aprovou o serviço.
“Esta limpeza aqui está ótima. Eu não tenho o que reclamar. A gente já vê a diferença, e vai ficar ainda melhor com o novo mercado. Isso sim que é cuidado. O trabalho que vai ser entregue pela Prefeitura mostra um cuidado com a gente. Até mesmo o tratamento nos animais daqui já é visto. Essas melhorias vão aumentar a nossa clientela, especialmente agora que chegam as grandes festas, como o Círio e a COP 30″, celebrou, nesta terça-feira (16).

O mutirão na Feira do Guamá, o terceiro de uma série de ações, reforça o compromisso da Prefeitura de Belém em transformar a realidade das feiras e mercados da cidade, beneficiando a todos antes da entrega do novo Mercado, prevista para antes da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, em novembro.