Ação da Seaster reforça compromisso com a geração de emprego, renda e inclusão produtiva no nordeste paraense.
O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), realizou, nesta quarta-feira (4), a entrega de certificados a 100 alunos do Programa Qualifica Pará, no município de Salinópolis, região nordeste do estado. A ação contemplou cinco turmas em áreas estratégicas para o desenvolvimento local, com foco na qualificação profissional e estímulo à inclusão produtiva.
Durante a cerimônia, o titular da Seaster, Inocêncio Gasparim, destacou o papel transformador do programa para o desenvolvimento social e econômico do Pará.
“Qualifica Pará é uma ferramenta estratégica para transformar capacitação em oportunidade, fortalecer a mão de obra local e promover mais autonomia financeira à população paraense. Esse é um programa do governo do Estado que contribui diretamente para o desenvolvimento dos municípios atendidos, ampliando oportunidades e promovendo inclusão social por meio do trabalho”, afirmou o secretário.
Capacitação para o mercado e valorização regional
O Programa Qualifica Pará oferece cursos gratuitos de qualificação profissional alinhados às demandas do mercado de trabalho. A iniciativa tem como foco a geração de emprego e renda, o estímulo ao empreendedorismo e a valorização de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Somente em 2025, mais de 7.500 pessoas já foram qualificadas em diferentes regiões do estado.
Em Salinópolis, foram ofertados os cursos de agente de logística reversa, agente de formação turística, cabeleireiro, manicure e bartender. As capacitações foram pensadas a partir das características econômicas da cidade, que tem no turismo uma de suas principais atividades.
Depoimentos destacam impacto social
A comerciante Carla Santos, moradora da praia de Salinas e aluna do curso de logística reversa, comemorou a oportunidade. “Só tenho a agradecer ao Governo do Pará, que trouxe pra nossa cidade esse curso tão importante. Aprendemos a manusear os resíduos, que são uma problemática aqui. Agora sabemos o que fazer com a matéria orgânica, algo essencial na nossa praia. Que venham mais cursos como esse, porque educação e conhecimento nunca são demais”, afirmou.
Instrutor do curso de coquetelaria, Jefferson Silva ressaltou a relevância da capacitação profissional para a realidade local. “Nossa cidade é carente, mas é uma região turística. Muita gente trabalha de forma improvisada, e agora estamos profissionalizando essas pessoas para oferecer um excelente serviço. Já temos 60% da turma atuando no mercado, mesmo antes do fim do curso. Isso mostra o impacto direto do programa”, destacou.
Próxima etapa em Capanema
Após a certificação em Salinópolis, o Qualifica Pará segue para o município de Capanema, onde serão entregues certificados a mais quatro turmas, beneficiando 80 alunos com novas formações profissionais.
