Governo do Pará abre Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas na Alepa

Evento reforça trabalho integrado entre poder público e sociedade civil e promove ações de conscientização até 2 de setembro em cinco municípios paraenses.

Com foco na promoção do diálogo e no fortalecimento de políticas públicas, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Justiça (Seju) e do Conselho Estadual sobre Drogas (Coned), deu início, nesta quarta-feira (27), à Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas. A abertura oficial ocorreu durante sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), com a participação de estudantes da rede pública e instituições parceiras no enfrentamento à dependência química.

Criada pela Lei Estadual nº 5.992/1996, a Semana tem como tema, nesta edição, “Drogas, direitos humanos e novos olhares”, e se propõe a ampliar o debate sobre os impactos do uso de substâncias psicoativas e a importância da prevenção, especialmente entre crianças e jovens.

Educação, cultura e prevenção

A cerimônia contou com a apresentação musical do grupo Fasepart, da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), além de falas de representantes da sociedade civil e do governo estadual.

Abertura contou com estudantes e representantes de instituições que atuam na prevenção às drogas
Abertura contou com estudantes e representantes de instituições que atuam na prevenção às drogas

Para o secretário adjunto da Seju, Raimundo Feliz, o trabalho de prevenção deve ser contínuo e intersetorial. “Quando falamos em drogas, nos referimos a qualquer substância que pode viciar, seja lícita ou não. É um trabalho contínuo de alerta e diálogo, principalmente com crianças e jovens, em todas as regiões”, destacou.

Representando o Conselho Estadual de Educação, a professora Vânia Carneiro reforçou a importância da participação ativa dos estudantes nas ações da Semana.
“A Semana tem atividades não somente voltadas aos estudantes, mas também planejadas por eles. Essa união de esforços entre alunos e gestores é fundamental para evitar os riscos das drogas”, afirmou.

Plano Estadual em construção

Durante a sessão, a diretora de Justiça da Seju, Renata Hage, apresentou os desdobramentos da consulta pública regional sobre o Plano Nacional de Políticas sobre Drogas e destacou o empenho do Pará na construção de um plano estadual articulado.

Abertura aconteceu em sessão solene na Assembleia Legislativa
Abertura aconteceu em sessão solene na Assembleia Legislativa

“Inclusive, estamos trabalhando na Semana a integração dessa rede e uma agenda prioritária para o ano que vem, que vai ser um plano estadual de política sobre drogas, já vem pensado em virtude da consulta realizada”, explicou.

Programação segue até 2 de setembro

A programação da Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas se estende até o dia 2 de setembro, com atividades educativas, culturais e fiscalizatórias nos municípios de Afuá, Ananindeua, Belém, Óbidos e Santarém.