Belém reinaugura Escola Alfredo Chaves totalmente revitalizada


Mais de 550 alunos são beneficiados com um espaço moderno, seguro e acolhedor, com salas climatizadas, nova estrutura elétrica e hidráulica, reforço no telhado, biblioteca revitalizada e nova fachada. Investimento foi de mais de R$ 1,8 milhão.

“Com a reforma, eu consigo me concentrar mais nas atividades. Antes não era assim”, afirmou Moisés Caleb Marques, 10 anos, aluno do 5º ano, traduzindo o sentimento de quem estuda na Escola Municipal Professor Alfredo Chaves, no bairro do Cruzeiro, distrito de Icoaraci, que acaba de ser reinaugurada pelo prefeito de Belém, Igor Normando, na manhã desta segunda-feira (18).

Durante a cerimônia, o prefeito Igor Normando destacou a importância do cuidado coletivo. “Foi uma requalificação total para melhor receber os nossos estudantes. Agora é fundamental que cada um faça a sua parte. Essa escola é a extensão da casa de vocês, e a gente precisa cuidar muito bem da nossa casa”, disse.

“Foi uma requalificação total para melhor receber os nossos estudantes. Agora é fundamental que cada um faça a sua parte. Essa escola é a extensão da casa de vocês, e a gente precisa cuidar muito bem da nossa casa”, afirmou o prefeito Igor Normando.

Fundada em 1974, a unidade estava há 35 anos sem receber uma grande reforma, passando apenas por manutenções pontuais. Agora, o espaço foi completamente requalificado, com salas climatizadas, nova estrutura elétrica e hidráulica, reforço no telhado, biblioteca revitalizada e nova fachada.

O investimento ultrapassa R$ 1,8 milhão e garante melhores condições de aprendizado para 554 alunos da educação básica e especial.

Uma das novidades é a sala de inclusão, totalmente adaptada para atender estudantes com deficiência. O espaço foi planejado para garantir acessibilidade, recursos pedagógicos específicos e acompanhamento especializado, fortalecendo o compromisso da escola com uma educação verdadeiramente inclusiva.

Estudantes do 5º ano, Fabiane e Moisés celebram juntos a nova estrutura da Escola Alfredo Chaves, que agora oferece mais conforto e condições para o aprendizado.

Para a estudante do 5º ano Fabiane Emanuele Oliveira, de 10 anos, o impacto é direto na rotina escolar. “Está muito melhor, agora tem ar-condicionado, o pátio e o telhado estão bonitos. Dá para prestar mais atenção”, disse, animada.

Quem também comemorou foi a coordenadora Luzia Mascotti, que atua na escola desde 2011. “Foi muito válido. A escola está mais acolhedora, os pais estão contentes, os alunos também, e nós, enquanto funcionários, só temos a agradecer”, ressaltou.

Há mais de 13 anos na Escola Alfredo Chaves, a coordenadora Luzia Mascotti comemora a revitalização da unidade: “A escola está mais acolhedora, os pais e alunos estão felizes, e nós, funcionários, também”.

A entrega da obra foi marcada por emoção e expectativa. Para muitos professores, como Elisa Martins, que está na escola há dez anos, o momento é de conquista coletiva. “Hoje temos um ambiente físico melhor, mais confortável. As salas climatizadas ajudaram muito na concentração dos alunos, que agora conseguem se dedicar mais às atividades”, avaliou.