Belém lança Marco Pedagógico da Educação Digital e Midiática

Política educacional alinhada à Base Nacional amplia o uso de tecnologias, robótica e educação midiática nas escolas e fortalece o protagonismo estudantil.

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semec), lançou, na manhã desta quarta-feira (17), o Marco Pedagógico da Educação Digital e Midiática da Rede Municipal de Ensino de Belém. O evento ocorreu na Escola Municipal Nestor Nonato Lima, no bairro do Jurunas, e marca um importante avanço na consolidação de uma política educacional alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao Currículo do Município de Belém e à legislação educacional vigente.

Durante a programação, foram distribuídos kits de robótica para escolas da rede municipal e entregues medalhas a estudantes finalistas da Maratona Cactus, olimpíada nacional voltada à lógica e à resolução criativa de problemas.

A nova política de educação digital tem como objetivo garantir a todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para compreender, analisar e utilizar tecnologias e mídias de forma ética, segura e criativa. A proposta integra saberes da Computação, da Cultura Digital e da Educação Midiática, estimulando a criação de soluções e conteúdos digitais.

A implementação do Marco Pedagógico em Educacai Dugutak visa formar cidadãos capazes de investigar e modelar problemas, desenvolver soluções inovadoras, interpretar criticamente os impactos das tecnologias e das mídias na sociedade e atuar com responsabilidade no ambiente digital, assegurando equidade no acesso ao conhecimento, independentemente das condições socioeconômicas ou geográficas.

A política respeita as especificidades de cada etapa da educação básica. Na Educação Infantil, as ações priorizam a ludicidade, a interação e a exploração do mundo digital por meio de práticas desplugadas, integradas aos campos de experiência. Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o foco está na construção das bases do pensamento computacional e da cidadania digital, de forma transversal ao currículo.

Já nos Anos Finais, o trabalho é aprofundado, com ênfase na resolução de problemas, na criação de projetos digitais, na compreensão crítica das mídias e no uso responsável das tecnologias.

Na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), as ações são voltadas ao fortalecimento da autonomia digital, do uso social da tecnologia e da inserção cidadã no mundo contemporâneo.

“Dessa forma, asseguramos que os estudantes de Belém deixem de ser apenas consumidores de tecnologia para se tornarem protagonistas, criadores e cidadãos críticos na era digital”, destacou a secretária executiva pedagógica da Semec, Beatriz Morrone.

A secretária executiva pedagógica da Semec, Beatriz Morrone, destacou a importância do protagonismo estudantil na era digital

Para Kaio Gabriel, de 12 anos, estudante do 7º ano da Escola Municipal Gabriel Lage, a nova política representa uma transformação no processo de aprendizagem. “Vejo esse momento como uma grande mudança no aprendizado da robótica na nossa escola. É a oportunidade de entrar no mundo digital e mostrar a nossa capacidade de criar, pesquisar e aprender com a robótica”, afirmou o aluno.

Kaio Gabriel, estudante do 7º ano da Escola Municipal Gabriel Lage, ressalta a importância da robótica para o aprendizado e a criatividade

Kits de robótica fortalecem ensino STEAM

Durante o evento, 11 escolas da rede municipal receberam o Kit Lego Spike, ferramenta de aprendizagem STEAM que combina peças de construção Lego, hardware de fácil utilização e software intuitivo baseado em Scratch. A metodologia estimula, de forma lúdica, o pensamento crítico e a resolução de problemas em diferentes níveis de aprendizagem.

Os kits são fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Belém e o SESI/Pará, responsável pela doação dos equipamentos e dos materiais didáticos necessários para a implementação da metodologia nas salas de aula.

As escolas contempladas foram:

  • Escola Municipal Abel Martins – Mosqueiro
  • Escola Municipal Gabriel Lage da Silva – Tapanã
  • Escola Municipal Nestor Nonato Lima – Jurunas
  • Escola Municipal Olga Benário – Águas Lindas
  • Escola Municipal Ruy da Silveira Britto – Marco
  • Escola Municipal Cordolina Fontelles de Lima – Tenoné
  • Escola Municipal Bosque Prof. Eidorfe Moreira – Outeiro
  • Escola Municipal Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso – Icoaraci
  • Escola Municipal de Educação do Campo São José – Combu
  • Escola Municipal Alzira Pernambuco – Marco
  • Escola Municipal Helder Fialho – Outeiro

Na Escola Municipal Helder Fialho, em Outeiro, a expectativa dos estudantes era grande para a chegada dos novos equipamentos. Segundo a diretora Sandra Couto, a iniciativa representa uma oportunidade inédita para a comunidade escolar.

“Nossos alunos estão muito ansiosos para participar desse projeto. Estamos em um distrito afastado do centro de Belém e, quando surge uma perspectiva de inovação tecnológica para as crianças e estudantes, ficamos muito felizes em oferecer essa oportunidade. Vai ser show”, afirmou a gestora.

Alunos da Escola Municipal Helder Fialho, em Outeiro, celebram a chegada dos novos equipamentos de robótica

As escolas que receberam os kits estarão aptas a competir no Torneio Regional de Robótica FIRST Lego League Challenge (FLLC), um dos mais importantes do país, previsto para ocorrer no Pará no início de 2026.

Premiação da Maratona Cactus

Encerrando o evento, 150 estudantes e 20 professores, das 11 escolas contempladas com os kits de robótica, foram premiados com medalhas por conquistarem os primeiros lugares na Maratona Cactus. A competição tem como objetivo estimular o aprendizado em matemática entre alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, além de fortalecer o protagonismo estudantil.

Ao longo das etapas, os participantes analisaram situações reais, propuseram soluções originais, testaram estratégias e justificaram suas escolhas, demonstrando raciocínio lógico, inovação e capacidade de trabalho em equipe.

A emoção tomou conta da auxiliar de cozinha Maria Santos Viana, mãe da estudante Daniele Santos, de 13 anos, aluna do 6º ano da Escola Municipal Nestor Nonato Lima, que conquistou medalha de ouro na maratona.
“Fiquei muito alegre. Ela estuda nessa escola desde o primeiro ano e sempre conquista medalhas quando participa das competições”, disse a mãe, emocionada.

Maria Santos Viana celebra a conquista da filha Daniele Santos, de 13 anos, aluna do 6º ano da Escola Municipal Nestor Nonato Lima, medalhista de ouro na Maratona Cactus

Para 2026, a Maratona Cactus terá como tema central a robótica, ampliando ainda mais o diálogo entre matemática, tecnologia e inovação na rede municipal de ensino.