Formação atendeu 60 empreendedores participantes de feiras itinerantes apoiadas pela Prefeitura de Belém.
Com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA), a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), realizou, na tarde desta quinta-feira (14), na sede da Secretaria, a oficina “Comece a planejar o marketing de sua empresa”. A ação vai atender 60 pequenos empreendedores apoiados pela gestão municipal, divididos em três turmas.

A qualificação, organizada pelo Departamento de Apoio à Produção (DEAP) da Sedcon, em parceria com a Sala do Empreendedor desta quinta-feira, foi voltada aos primeiros 20 empreendedores apoiados pela Secretaria. A Sala do Empreendedor, criada com o apoio do Sebrae, qualifica empreendedores e permissionários e um dos focos é a COP-30.
O instrutor da oficina foi o administrador e consultor terceirizado do Sebrae, Elton Oliveira. “Muitos empreendedores não têm acesso a essa ferramenta fundamental, que é o marketing. Porque, muitas vezes, trabalhar com marketing é característica de médias e grandes empresas, e eles acabam não tendo essa oportunidade. Mas o marketing é peça essencial para qualquer negócio”, afirmou o instrutor.
Oportunidade de alavancar os negócios
Os 20 empreendedores que participaram da primeira oficina são pequenos comerciantes que recebem o apoio da Sedcon em feiras itinerantes, que ocorrem todo final de semana, em Belém.
“Esta é uma grande oportunidade para alavancar nossas vendas, principalmente, para quem não tem experiência em marketing, como eu”, comemorou Socorro Andrade, 66 anos, que atua no ramo dos brechós.

“O marketing é um tema fundamental para quem vende, mas considero a parte mais difícil. Precisamos sempre nos atualizar. Principalmente nós, que começamos a empreender tarde e temos dificuldade com a Internet”, destacou Estela Souza, 64 anos, que atua na venda de biscoitos.

O secretário da Sedcon, André Cunha, pontuou a importância da ação. “Como ferramenta imprescindível, o marketing precisa ser oportunizado aos trabalhadores que muitas vezes não têm acesso, nem mesmo uma pessoa em casa para orientar. Nós, da Sedcon, estamos muito felizes em proporcionar essa chance de conhecimento e modernização”, disse o secretário.