Belém atende denúncia de maus-tratos a cães na Sacramenta

Equipes da Prefeitura de Belém e da Demapa, Polícia Civil, constataram falta de água e comida para os animais em um terreno de uma empresa particular.

Prefeitura de Belém e o Governo do Estado levaram equipes de proteção e defesa animal para atender uma denúncia de maus-tratos a cães no bairro da Sacramenta, em Belém (PA). A denúncia feita por moradores da Passagem 6 de Outubro afirma que os animais estariam tendo seus cuidados negligenciados por uma empresa particular que os mantém no local.

Equipes da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (Sepda) e da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), da Polícia Civil, estiveram no local denunciado na tarde desta sexta-feira (05). Eles ouviram dos moradores que os animais estariam sendo mantidos em condições precárias, sem acesso adequado a água e comida.

Ao chegar no local, a equipe da Sepda, acompanhada de veterinários e agentes da Demapa, constatou a presença de cerca de 10 cães famintos, visivelmente debilitados, com sinais de magreza e potes vazios de água e ração.

Animal em visível estado de desnutrição foi flagrado durante fiscalização feita pelas equipes da Prefeitura de Belém.

Na ocasião, uma representante da empresa alegou às equipes de fiscalização que os animais são alimentados em dois turnos, pela manhã e à noite. Porém, no momento da inspeção, não havia qualquer vestígio de alimento ou água disponível para os cães.

Diante das irregularidades, a delegada Letícia Abreu, titular da Demapa, da Polícia Civil, afirmou que o proprietário da empresa será intimado a prestar esclarecimentos. “O proprietário será intimado a comparecer à delegacia. Foi constatado que não há comida, não há água nos potes e os animais estão em um estado de magreza corporal. Eles não estão sendo bem tratados. Se os animais estão ali, pertencem à empresa e devem ser bem cuidados”, afirmou.

Equipes da Secretaria de Proteção e Defesa Animal (Sepda) realizaram vistoria no local após denúncia de maus-tratos a cães.

A titular da Sepda, Eliana Uchoa, reforçou a importância de que a população denuncie casos de maus-tratos e informou ainda que a Prefeitura irá retornar ao local com uma equipe para atender os animais do local, providenciando castração e atendimento veterinário para os que necessitam de cuidados clínicos.

“É fundamental que a sociedade se mobilize para proteger os animais. Toda denúncia é avaliada e, quando constatada a irregularidade, medidas são tomadas. Estamos aqui para garantir o bem-estar desses seres que, muitas vezes, não têm voz”, enfatizou a representante da Prefeitura de Belém.

Maus-tratos a animais é crime. Para denunciar, a população deve entrar em contato pelo número 181, que funciona 24 horas, ou diretamente com a Demapa (Polícia Civil), por meio do número: (91) 3238-1225.