Agentes da Sala do Empreendedor recebem treinamento para a COP 30

Agentes da Prefeitura de Belém participam de treinamento do Sebrae até sexta-feira, 22, para atuar na Sala do Empreendedor COP 30.

Agentes da Prefeitura de Belém e de mais cinco municípios da Região Metropolitana que atuam na Sala do Empreendedor COP 30 participam de hoje, 19, até a próxima sexta-feira, 22, no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), de treinamentos voltados à orientação dos trabalhadores que desejam empreender durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Em Belém, a Sala do Empreendedor fica na Sedcon, no bairro de São Brás. Treinamento reuniu agentes da Prefeitura de Belém e de outros municípios da região metropolitana.

A Sala do Empreendedor é um espaço físico vinculado às prefeituras municipais que recebem o apoio do Sebrae para orientar os empreendedores locais. “Em Belém, a Sala do Empreendedor é administrada e localizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), e atua principalmente na orientação e capacitação dos empreendedores permissionários, como feirantes, artesãos e demais comerciantes cadastrados no órgão”, explicou o titular da Sedcon, André Cunha.

Priscila Hishino, do Sebrae, disse os municípios de Ananindeua, Santa Izabel, Marituba, Benevides e Barcarena foram convidados para o treinamento porque devem ser beneficiados economicamente pela COP 30.

Segundo a coordenadora das Salas do Empreendedor COP 30 pelo Sebrae, Priscila Hishino, “além de Belém, os municípios de Ananindeua, Santa Izabel, Marituba, Benevides e Barcarena foram convidados para receber o treinamento dos agentes das Salas do Empreendedor, já que são localidades próximas da capital e devem ser beneficiadas economicamente pelos impactos da grande movimentação ocasionada pela COP 30”.

Eda dos Santos Pereira, agente de desenvolvimento na Sala do Empreendedor da Ilha do Combu, atende empreendedores das ilhas próximas, como donos de restaurantes, hotéis, batedores de açaí, artesãos, pescadores e outros segmentos econômicos.

As ilhas de Belém também são consideradas espaços territoriais de abrangência na COP 30, por isso, a Prefeitura Belém também inaugurou, no dia 30 de julho, a Sala do Empreendedor na ilha do Combu. “Já estamos atendendo muitos empreendedores das ilhas próximas, como donos de restaurantes, hotéis, batedores de açaí, artesãos, pescadores e demais segmentos que estão atuando fortemente para o aumento do turismo e economia nessas comunidades”, disse Eda dos Santos Pereira, agente de desenvolvimento na Sala do Empreendedor da Ilha do Combu.

O treinamento dos agentes de desenvolvimento é realizado pela consultora do Sebrae Nacional, Bárbara de Oliveira, que atua nas Salas do Empreendedor do Estado de Santa Catarina. Cerca de 30 agentes participaram.

As orientações vão do básico ao avançado, como fomento à formalização e a geração de empregos; desburocratização e agilidade nos processos; apoio ao desenvolvimento econômico local; capacitação e orientação para empreendedores; inclusão social e redução da informalidade; e fortalecimento da relação entre prefeitura e comunidade.

Bárbara de Oliveira, que atua nas Salas do Empreendedor de Santa Catarina, comandou o treinamento, que é realizado pela consultora do Sebrae Nacional.

Nova Sala do Empreendedor COP 30 será instalada no Solar da Beira

O treinamento realizado pelo Sebrae nas Salas do Empreendedor beneficia ainda os agentes de desenvolvimento da Prefeitura de Belém que vão atuar na nova Sala, localizada no Solar da Beira, no Complexo do Ver-o-Peso. O espaço que está em fase de finalização tem previsão de inaugurar no fim do mês de setembro e será voltado principalmente ao atendimento dos empreendedores da área comercial de Belém.

Maria José Abreu, da Sedcon, diz que a Sala do Empreendedor deve continuar existindo após a COP 30, |sendo um espaço fixo de orientação e capacitação dos empreendedores da capital”.

De acordo com a coordenadora da Sedcon da Sala do Empreendedor, Maria José Abreu, “a ideia é que a Sala do Empreendedor COP 30 continue após a Conferência, sendo um espaço fixo de orientação e capacitação dos empreendedores da capital”.