Ação fiscaliza, ordena e faz limpeza na feira provisória da Pedreira

Força-tarefa já percorreu as feiras e mercados na Terra Firme, Guamá, Pedreira e vai atender outros espaços de comércio da cidade para garantir melhores condições de trabalho, segurança alimentar e apoio aos permissionários.]

Uma força-tarefa integrada por diversos órgãos municipais beneficiou os 413 trabalhadores que atuam na feira provisória da Pedreira com serviços de fiscalização, ordenamento, limpeza, assistência social e proteção animal na manhã desta terça-feira, 09. A ação já alcançou outras duas feiras e mercados da capital neste mês de setembro e deve seguir por mais espaços de comercialização, em acordo com orientações de apoio promovidas pelo Ministério Público do Pará (MPPA).

“Iniciamos na feira e mercado da Terra Firme, Guamá e agora na Pedreira. Na verdade, estamos devolvendo a dignidade a esses trabalhadores e recuperando o tempo perdido”, destacou o secretário municipal de desenvolvimento econômico, André Cunha, que participou da ação e conversou com os trabalhadores sobre as dificuldades enfrentadas e medidas que podem ser adotadas para melhorar as condições para os permissionários.

Titular da Sedcon, André Cunha, garante proximidade da gestão municipal com os permissionários das feiras e mercados de Belém e apoio municipal para melhorar as condições para atuação desses trabalhadores

“Eu já passei por muita coisa aqui nessa feira provisória, porque aqui na rua a gente fica muito exposto. Fico muito feliz que agora, a atual gestão está olhando por nós, fazendo essas ações de melhorias e preparando nosso mercado para finalmente entrarmos”, disse Marli Leila, de 57 anos, que trabalha com a filha na venda de café da manhã na feira da Pedreira.

Marli e a filha atuam com venda de café da manhã na feira da Pedreira e aprovaram o mutirão de serviços levado ao local para atender os permissionários.

Entre as ações do mutirão houve fiscalização das atividades autorizadas aos feirantes permissionários, varrição, desobstrução de bueiros, retirada de entulho, coleta domiciliar, lavagem, raspagem e capinação. Na proteção e defesa animal, as equipes municipais realizaram vermifugação e quantificação de cães e gatos abandonados na feira. Agentes sociais fizeram abordagem para identificação de crianças e adolescentes em situação e trabalho infantil para as medidas cabíveis. Houve ainda, cadastro para emissão de documentos pessoais, assessoria jurídica para feirantes e serviço de dedetização.

Força-tarefa

O conjunto de ações da Prefeitura de Belém nas feiras e mercados é coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon) e envolve as secretarias municipais de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), de Proteção e Defesa Animal (Sepda), de Cidadania, Assistência Social e Direitos Humanos (Semcad), de Obras e Infraestrutura (Seinfra), de Saúde (Sesma), Fundação Papa João XXII (Funpapa) e Segurança de Ordem Pública (Segbel).

“Sabemos que esses trabalhadores não têm tempo para emitir seus documentos pessoais como RG, CPF e Certidão de Nascimento. Além disso, verificamos que muitos precisam de assessoria jurídica em diversas situações, como temos proximidade com a Defensoria Pública, entramos como rede de apoio nesse processo”, informou a secretária de Cidadania, Assistência Social e Direitos Humanos, Raphaela Segadilha.

Cuidados com os pets

Além do trabalho de vermifugar e quantificar os animais que circulam abandonados nas feiras livres, a Sesma realizou o cadastro para a castração gratuita de cães e gatos. O trabalho agradou Denise Maria Pereira, de 64 anos, que atua no setor de mercaria da feira da Pedreira há 64 anos e também é defensora de animais, especialmente, na luta contra o abandono de gatos e cachorros na área.

“Recolho, dou abrigo, faço campanha de doação, mas nem sempre tenho dinheiro para cuidar de tantos animais. Por isso, essa ação da Prefeitura de castração é muito importante, pois é um serviço gratuito e extremamente necessário”, avaliou a permissionária.

cães e gatos tiveram atenção especial na Feira da Pedreira, com serviços de vermifugação, identificação de animais abandonados e cadastro para castração gratuita

O Departamento de Vigilância Sanitária fiscalizou a qualidade dos produtos ofertados pelos feirantes para garantia de segurança alimentar, orientaram e encaminhamento trabalhadores para a emissão da carteira de manipulação de alimentos da Sesma.

Heron Amaral Rocha, conhecido pelo açaí que comercializa há 31 anos na feira, aprovou as medidas para aumentar ainda mais a confiança dos consumidores nos produtos ofertados na feira. “Eu sempre incentivo meus colegas a atualizar a carteira de manipulação de alimentos e estar com as vestimentas necessárias para comercializar aqui na feira. Temos que trabalhar todos juntos, feirantes e prefeitura, para garantir qualidade à população”, pondera o vendedor de açaí.

O vendedor de Açaí, Heron Rocha, incentiva os cuidados e medidas de higiene e segurança alimentar para aumentar a confiança dos consumidores nos produtos à venda na Feira da Pedreira

Próxima ação

Além das feiras e mercados da Terra Firme, Guamá e Pedreira, a força-tarefa já está prevista para atender trabalhadores da feira do Parque União, no bairro do Tapanã, na próxima terça-feira (30).

A Sedcon garantiu o levantamento, cadastramento e atualização cadastral de permissionários que atuam na feira